fbpx

Cinco livros que você precisa ler sobre Teologia do Corpo

  por  Gabriel de Vitto e Rebeca Traldi de Vitto*

1 – Cristo e Nosso Corpo, André Léonard, Editora Quadrante:  apesar de não tratar nomeadamente de Teologia do Corpo, o autor Arcebispo Emérito de Malinas-Bruxelas, foi contemporâneo de São João Paulo II e estava imbuído das mesmas preocupações que o Papa. O livro de apenas 119 páginas é uma ótima introdução para esclarecer as questões de moral sexual.

2 – Teologia do Corpo para iniciantes, Christopher West, Cultor de Livros: Aqui entramos propriamente na Teologia do Corpo de São João Paulo II. O subtítulo da edição portuguesa resume bem a intenção do livro: “uma introdução básica à revolução sexual do Papa João Paulo II”. Trata-se de um resumo acessível dos ensinamentos revolucionários do Santo, explorando as relações entre o sexo e as mais profundas questões da existência humana.

3 – O Amor que dá vida, Kimberly Hahn, Editora Quadrante: Neste livro, saímos um pouco da teoria em direção à prática para descobrir “o maravilhoso plano de Deus para o matrimônio”. Ao tratar da questão familiar a autora apresenta ao longo de todo o livro ideias que se relacionam diretamente com a Teologia do Corpo. Como, por exemplo, a criação do homem e da mulher como imagem de Deus e a Sagrada Comunhão através da entrega de si mesmo.

Sale
Amor Que Da Vida, O
  • Kimberly Hahn
  • Publisher: Quadrante
  • Capa comum: 256 pages

4 – Amor e responsabilidade, São João Paulo II, Cultor de Livros: Escrito nos tempos em que ainda era professor universitário, muito antes das catequeses que ficaram conhecidas como Teologia do Corpo, este livro oferece as bases de seu pensamento sobre o os temas da moral sexual e vida interpessoal (relação com Deus e com os outros).

5 – Teologia do Corpo, São João Paulo II, Ecclesiae: Chegamos ao coração do que São João Paulo II pensa sobre a sexualidade humana e o amor humano no plano divino. A obra é uma compilação póstuma de 133 catequeses e 6 audiências públicas proferidas ao longo de 5 anos de seu pontificado, e constitui um verdadeiro tratado de antropologia e teologia moral-sexual. Todo o seu trabalho acadêmico, teológico e filosófico condensa-se nesta nova visão da corporeidade como um espaço de desenvolvimento transcendental e não simplesmente simbólico.

Sale
Teologia do Corpo. O Amor Humano no Plano Divino
  • São João Paulo II
  • Publisher: Ecclesiae
  • Edition no. 1 (07/01/2014)
  • Capa comum: 604 pages

* Gabriel de Vitto, é graduando em Filosofia na Unifai, professor e responsável pela plataforma de cursos A Outra Via.e  Rebeca Traldi de Vitto, é esposa do Gabriel, produtora audiovisual e também trabalha com redes sociais.

Compartilhe