por Fábio Magalhães
1) Bernadette Soubirous, de François Trochu. (A mais terna das hagiografias. Se você não se comover com o final, consulte um psiquiatra.)
- François Trochu
- Publisher: Marietti
- Capa comum: 504 pages
2) Catarina de Sena, de Johannes Jorgensen. (Um retrato vívido e muito bem documentado da mais desbocada das santas.)
3) O Cura d’Ars, de François Trochu. (Minuciosamente documentada e emocionante, uma vida digna dos Padres do Deserto.)
4) Teresa de Ávila, de Marcelle Auclair. (Parece até autobiografia, tal a convicção com que a autora escreve.)
- Marcelle Auclair
- Palabra
- eBook Kindle
- Edition no. 1 (04/01/1982)
- Espanhol
5) Francisco, de Fernando Leite. (Um dos melhores – e mais simples – livros já escrito
s sobre Fátima. Escrito com ternura igual à do livro acima sobre Santa Bernadette.)
6) Damião, o Leproso, de John Farrow. (Sobre um santo de vida muito ativa e personalidade muito forte. Texto objetivo e envolvente, com poucos adjetivos e poucas observações do autor. São Damião de Molokai é, junto com Santa Catarina de Siena, o anti-jujuba por excelência.)
7) Vida do Santo Condestável – Dom Nuno Álvares Pereira, de Henrique Barrilaro Ruas. (Parece um romance, de tão dramática, mas é tudo verdade e confirmado por historiadores sérios. São Nuno foi praticamente um Indiana Jones medieval!)
- Valerio Aleixo Cordeiro
- Publisher: Forgotten Books
- Capa comum: 260 pages
8) The Lilly of the Mohawks – The Life of Saint Kateri Tekakwitha, de Emily Cavins. (Uma biografia esclarecedora sobre uma santa que permaneceu firme enquanto via o mundo em torno desmoronar. Tanto a santa quanto a biógrafa são surpreendentemente simpáticas e divertidas.)
9) Tiempo y Vida de San Juan de la Cruz, de Efrén de la Madre de Dios e Otger Steggink. (Um tijolaço nem sempre fácil de ler, mas bem escrito e documentado. Fundamental para desfazer as bobagens que tanta gente diz sobre esse santo. Tem passagens muito bonitas e esclarecedoras sobre ascese.)
- Otger Steggink, Efrén de la Madre de Dios
- Publisher: Biblioteca Autores Cristianos
- Edition no. 1 (09/01/1992)
- Capa dura: 968 pages
10) The First Jesuits, de John W. O’Malley. (Livrão de aventuras, cheio de histórias movimentadas, com lances rocambolescos e cheias de reviravoltas. Descreve com vivacidade a vida áspera desses precursores e deixa claro o quanto esses caras tinham que ser machos para encarar a vida que escolheram.)