fbpx

O que é apostolado?

por Sérgio de Souza

Talvez a melhor definição que eu já tenha ouvido sobre o que é apostolado venha do primeiro ponto do livrinho “Caminho”, de São Josemaría Escrivá:


“Que a tua vida não seja uma vida estéril. – Sê útil. – Deixa rasto. – Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor.

Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. – E incendeia todos os caminhos da terra com o fogo de Cristo que levas no coração.”

Caminho
  • Josemaria Escriva
  • Publisher: Quadrante
  • Edition no. 1 (05/23/2018)
  • Capa comum: 352 pages

A sua vida é seu apostolado. Todo batizado tem o dever de tornar Cristo presente no mundo através do testemunho e da responsabilidade de viver como um cristão. Não precisamos de muita parafernália, nem pirotecnia, aliás como diz o evangelho da liturgia de hoje (Mc 6,7-13):   “nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura”.

Ensina o padre Julian Carrón: é a “beleza desarmada” de Cristo e da boa nova que convence, Beleza que fala por si mesma. Isso é apostolado: ser portador de uma Beleza, de uma Presença. Portador de Cristo (“Cristóforo”, como aquele belo personagem de Manzoni). Esse é o modo ordinário do leigo cristão agir no mundo do trabalho, da cultura, da educação, no ambiente público. As pastorais, movimentos e ministérios paroquiais não são para todos, são chamados específicos; mas o apostolado pessoal, sim, é para todos, porque é a própria “vida de apóstolo” do chamado batismal, que deve deixar “rasto”. O evangelho não é uma explicação, é uma Presença.

A Beleza Desarmada
  • Julian Carron
  • Publisher: Companhia Ilimitada
  • Edition no. 1 (01/01/1970)
  • Capa comum: 304 pages

Nem é preciso preocupar-se tanto com o testemunho. O melhor testemunho é aquele dado sem a necessidade de aparecer, que brota espontaneamente de uma vida comprometida. Bernanos demonstrou isso belamente em seu “Diário de um Pároco de Aldeia”, que é o retrato de um santo que não sabe que o é.  A santidade é um transbordamento e não tanto um esforço (que, no entanto, nasce de um esforço agraciado e escondido que nada tem de barato). O apostolado está mais no âmbito do ser do que do fazer. Na verdade, o serviço prestado na comunidade, ou pela internet, as obras de caridade ou de evangelização brotam necessariamente deste apostolado pessoal, que é a expressão de uma relação com Deus. Por isso o abade Chautard escreveu que “a oração é a alma de todo apostolado”. O apostolado é a consequência de uma vida de oração.

Sale
Diário de Um Pároco de Aldeia
  • Georges Bernanos
  • Publisher: É Realizações
  • Edition no. 1 (06/01/2011)
  • Capa comum: 288 pages
ALMA DE TODO APOSTOLADO (A)
  • Petrus Editora Ltda.
  • Livro (capa Tankobon)

A nova evangelização que São João Paulo II esperava dos leigos católicos parte justamente desta tomada de consciência, especialmente a partir do Concílio Vaticano II, que enfatizou a vocação universal à santidade e elevou os leigos ao patamar de protagonistas da evangelização.

Mas isso vamos continuar conversando em um próximo texto.

Compartilhe