fbpx

Semana Santa, Quarta-feira

Judas poderia trair Jesus se ele não contasse com o auxílio de uma força externa, a força do adversário?

Com efeito, o trecho de João é mais complexo, e esta tradução segue uma tradição textual que não é das mais antigas. Os códices mais vetustos (Sinaítico, Vaticano e a própria Vulgata) dizem: “quando o diabo já tinha posto no seu coração” (no coração dele, diabo) “foi que Judas o traiu”.

Isso é interessante, porque revela um outro aspecto do adversário, apresentando-o como a antítese de Jesus. Jesus, por assim dizer, já está no coração daquele que deve passar para o Pai, e ele quer amar os seus até o extremo, até o fim. Satanás encheu o próprio coração com um outro desejo: que Judas devia trair Jesus. Ele notou que Judas era o mais fraco, que estava amargurado e descontente, que estava tocando as fronteiras da ruptura definitiva, que ele já tinha dado passos nesta direção. Então ele direcionou seus esforços contra Judas.

O lava-pés torna-se assim a luta entre Jesus e Satanás para salvar Judas: Jesus fez um gesto de humildade, tentando com isso comover o coração de Judas, exatamente quando ele estava prestes a ser invadido pela tentação satânica da traição. É Jesus que luta em prol do homem: ele lutou para salvar Judas, e não apenas a Pedro e aos outros discípulos. Ele procurou fazer com que Judas visse, através de um gesto simbólico, que o amava profundamente, que queria morrer por ele, que o estimava, que estava próximo, que procurava servi-lo como um verdadeiro criado. Ele tentou de todos os modos conquistar-lhe o coração, arrancando-o assim das garras do adversário.

Segundo esta interpretação, podemos compreender melhor o estilo dramático, feito de contraposições, da experiência cristã como está descrita no Novo Testamento: a luta de Cristo contra Satanás, a luta entre a luz e as trevas, pela conquista do coração humano.

In: “Reencontrando A Si Mesmo – Há Um Momento Em Que Devemos Parar E Procurar”, Carlo Maria Martini

Imagem: “A captura de Cristo”, Caravaggio

Compartilhe

Deixe uma resposta