fbpx

Semana Santa, Segunda-feira

Depois da entrada triunfal em Jerusalém aos gritos de “Hosana!”, Cristo, exausto, procura a casa dos amigos Lázaro, Marta e Maria, em Betânia para descansar. Oferecerem-lhe um jantar. Marta serve, Lázaro é o anfitrião, Maria (sempre aos pés de Cristo) banha os pés do mestre com um precioso perfume e enxuga-os com os cabelos. O bálsamo toma o ambiente. Judas, que está presente, reclama, dizendo que poderiam usar o valor do perfume para “dar aos pobres”. Na verdade, está de olho nas moedas.

Jesus defende o belo gesto de Maria:

“Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

***

Que perfume temos para oferecer ao Senhor? O que temos de mais caro? O que temos de melhor? Qual a nossa oferta? Qual o nosso sacrifício?

Nada temos? Ofereçamos o nosso nada, as nossas mãos vazias!

Sabe aquela situação insolúvel, que já fez você se debater de todas as maneiras? Aquele pecado, que você já fez de tudo para vencer? Aquele vício que insiste em te derrubar? Aquele relacionamento no qual você, apesar de todas as tentativas, não vê mais futuro? Aquele problema que faz com que você perca as esperanças? Não serão estas as nossas ofertas? O nosso perfume? O nosso “nardo puro” ?

Maria ofertou o perfume mais precioso “em vista do dia da sepultura de Cristo”. Não vamos entrar na teologia deste gesto, mas ele é um sinal da oferta que a Igreja oferecerá ao Pai, “por Cristo, com Cristo e em Cristo”, ao longo dos séculos. O sacrifício de Jesus recolhe todos os gestos dos homens e faz com que tudo — dores e alegrias, riquezas e misérias — seja transformado em oferta, em perfume, em incenso que sobe aos céus. A gotinha de água que o padre mistura no cálice durante a missa representa a nossa humanidade, levada por Jesus ao Pai, pois o “dia da sepultura” se transformará no dia mais glorioso da Ressurreição…

É para lá que nos encaminhamos. Estamos na Semana Santa. Com Maria de Betânia, a mulher da oferta, começamos este dias aos pés de Cristo. Com Ele caminharemos, passo a passo, de mãos dadas com sua Mãe Santíssima, até o dia de nossa salvação.

Imagem: Julia Stankova of Bulgaria

Compartilhe